Sunday, May 14, 2006

Carlão, um político brasileiro

Carlão era gordão e simpático. Poderia bem ser um Rei Momo, mas decidiu pela política.

Em seus discursos adorava explicar, do seu modo, o que era a democracia representativa.

Falava que um deputado eleito não deveria ter idéias próprias. Como assim!? Um deputado deveria ser um corpo com vários corpinhos dentro. Apontava para a barriga e tirava uma ou outra risada só, o povo ainda não entendera. Por exemplo, meu sistema circulatório é os taxistas, leva outras células para todo canto. Meu coração é nossos amigos trabalhadores das indústrias que produzem a força para a comunidade. Meu cérebro representa as escolas. Comparava, ainda, seu sistema respiratório que limpava o corpo, com os garis. Podia soar mal associá-los aos intestinos.

No final do discurso recebia aplusos eufóricos.

Na churrascaria, Carlão nem perdia tempo com buffet de saladas, comia a parte mais gordurosa da picanha, bastante linguíça e costela. Tinha dificuldades para do seu gabinete andar até o elevador e de lá até o carro. Também não era inteligente e não lia. Seu maior triunfo intelectual era adivinhar quem engravidava e quem casava com quem nas novelas da tv.

Como não poderia deixar de ser, morreu cedo. Ninguém sabe bem o que aconteceu. Seus orgãos começaram a falhar um por um. Da descoberta dos problemas até sua morte foram poucos dias.

A comunidade chorou. Ninguém duvidava que ele era o maior exemplo da democracia representativa do Brasil.

6 comments:

Anonymous said...

Anibal Kuri, digo, Carlão, não deixou saudade.

Anonymous said...

Existe uma zona, digamos, cinzenta entre a ficção e a realidade que é onde se podem aninhar as melhores criações do gênio humano. Essa banda é explorada por escritores fantásticos como Heminguay, Jorge Amado, John Steinbeck - para citar apenas os mortos - e muitos outros.
O Ornito, com seus textos curtos e incisivos, está se colocando muito bem dentro desse espaço. Parabéns!

Augusto Ouriques Lopes said...

A gente tentamos. Obrigado.

Anonymous said...

Gostei do texto Augusto. A campanha de Francisco Garcez para deputado estadual está começando e com recursos...

Anonymous said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Michele Torinelli said...

Muito bom.