Monday, April 30, 2007

Série:
Tudo que você sempre quis saber sobre os americanos mas não sabe ainda porque só foi ver aquele filme por causa dos efeitos especiais:



Por que americano é burro?

O americano se preocupa com o que acontece dentro do seu país somente e isso todos sabem.

Ao se prestar uma atenção maior nota-se que ainda por cima ele só se interessa por coisas do seu interesse (perdão pela redundância). Explico: O sujeito trabalha como instalador de ar-condicionado. Sabe o suficiente sobre ar-condicionados, obviamente. No final de semana ele assiste corrida da Nascar ou futebol americano. Ele sabe bastante sobre estes dois assuntos. Mas ele uma vez foi pra uma praia no México. Ficou num hotel para americanos onde passava as corridas e os jogos que ele gostava, é claro. Lá ele comprou um sombreiro que mostra com orgulho para quem vai a sua casa. Portanto ele sabe nada sobre o México.

O cérebro deste médio hipotético americano está ocupado assim: 30 %: Ar-condicionados, 70%: Futebol Americano e NASCAR e 0% cultura mexicana. ( A bandeira do México ele sabe bem é verde, branca e vermelha. Ou seria azul, branca e verde?)

Pensa-se assim.

Por que americano é gordo?

A resposta clássica estaria relacionada com a abundância de lanchonetes de fast food cujo símbolo maior é o Mc Donalds. O que é parte da verdade.Deve-se entender também que estes são os lugares mais baratos para se comer. O número de pessoas acima do peso é maior entre os de baixa renda.

No Brasil é quase um evento a família se reunir para ir comer no Pizza Hut por exemplo. Eu lembro que quando era criança no Rio de Janeiro, minhas festinhas de aniversário eram no Bob’s. Enchíamos a pança de hamburgeres e milkshake de ovomaltine. Mas era um acontecimento. O dia-a-dia tinha minha mãe na cozinha.

O que nos leva a um outro fato engordurante sobre os EUA. Não se cozinha em casa. Por consequência não se sabe ao certo como e com quanto açúcar e gordura os pratos são preparados. Mesmo fora do circuito fast food.

Por último, mas não menos importante, é que se gasta menos energia usando-se os carros, esteiras, escadas rolantes, elevadores que tem em toda a parte para ir ao trabalho, jogo de basebol ou lanchonete.O sujeito pega o carro na garagem, dirige até o KFC, pára o carro na frente da birosca, come frango frito, volta pro carro, volta pra casa. Não tem que deixar o carro a duas ou três quadras. E antes que você questione: sim, todos tem carro mesmo os mais pobres.

Come-se assim.

Por que tem sempre um americano nos pódios olímpicos?

De certo modo o motivo é o mesmo que faz o americano ser gordo. Num país desenvolvido há uma sobra de produtos e bens, mas pode-se transformar isso em uma sobra de tempo livre.

Para os que conseguem perceber que mesmo trabalhando menos se terá muito mais do que o suficiente para viver, sobra tempo. Pode-se por exemplo trabalhar 30 horas por semana e usar o tempo livre para treinar. É isso que muitos fazem. E ainda sobra dinheiro para escolher comer fora todo dia ou comprar uma espada de esgrima.

Ganha-se assim.

1 comment:

Anonymous said...

Pode não serem verdades verdadeiras as explicações, mas que convencem, convencem.