Thursday, May 03, 2007

Fumaça

Cigarros e carros tem outra coisa em comum além da fumaça. Assistindo aos comerciais de pick-ups aqui nos EUA notei uma grande semelhança com o mundo de Marlboro. O que vendia os cigarros era a magia de uma terra selvagem, onde o fumante se tornava um homenzarrão de queixo largo montado num mustangue cavalgando pelas planícies largas. Mesmo que o sujeito na realidade gastasse sua vida num cubículo no centro da cidade. O mesmo se passa nos comerciais das pick-ups que levam o coitado de casa pro trabalho pelas lisas auto-estradas e só isso fazem. Na cabeça do motorista ele está colocando feno na caçamba da pick-up ou rebocando um trator por sua fazenda.

Comentário ecológico: Essa vontade de viver uma outra vida, uma vida mais natural, acaba ironicamente poluindo o planeta.
Comentário cultural: O Texano especialmente é louco por pick-ups. Aqui em Houston onde não há uma ruazinha de terra elas estão por toda a parte.

1 comment:

Leitor Anônimo said...

Uma análise lúcida da indústria dos comerciais e uma visão acurada do pobre consumidor, seja ai dos EUA ou daqui deste pobre Brasil varonil. Gosto de ler esta "coluna" por que sempre me surpreendo. Parabéns!