Friday, February 16, 2007

Infinito/finito

O casamento com o amor da sua vida vai acabar. Você vai ser mandado embora do emprego perfeito. E o mais importante. Todos que você ama morrerão e você morrerá.

Como seria mais sossegado viver se simplesmente aceitássemos o finito. Entretanto parece que o efeito colateral de sermos seres pensantes é justamente sermos irracionais em nossas expectativas. Esperar pelo amor eterno ou a vida infinita, sei...



.......................................................................................




Tentava achar um caminho para acreditar na vida após a morte pelo científico ou lógico ou racional, sei lá, algo que necessitasse mais da lógica matemática do que da fé.

Uma das teorias para explicar a origem do universo, como bem sabemos, parte do big bang. Depois do big bang o universo começa a se expandir combinando as mais fundamentais formas de matéria e energia dando origem a elétrons, átomos, seres vivos, planetas etc e tal. Este universo vai se expandindo até começar a se contrair. Tudo que existe vai então se aproximando, se fechando, entrando em colapso e volta a ser o ovo da criação composto de matéria e energia fundamentais. Este ovo explode como um novo big bang e o processo se repete infinitamente. Ovo, big bang, expansão, contração, ovo, big bang e assim vai.

Pois bem, matematicamente, numa destas expansões ou contrações, toda a combinação de elementos fundamentais que formou seus pais e você antes acontecerá novamente. É certo, pois em infinitos ciclos o mesmo arranjo de energia e matéria que forma você agora vai se formar de novo em um número infinito de vezes.

Isto é a vida após a morte.

Porém há um algo notável nesta teoria. A consciência se perde. Se não se perdesse, lembraríamos das infinitas vezes que vivemos antes. Voltamos a estaca zero então. Se vivemos antes, se vamos viver de novo depois e se não lembramos de nada, de nada adianta vivermos várias vezes.

1 comment:

Anonymous said...

Pensando bem, é isso mesmo. A matéria "vive" eternamente e, se somos matéria...
O inquietante é a consciência, como explicá-la?
A religião vêm em socorro da ciência e define consciência como alma; e alma como atributo divino, e estamos conversados.
Agora nos resta dois caminhos: 1)aceitar a religião, ou; 2)continuar procurando.
Como a vida só tem sentido se estivermos a procura de algo, tudo passa a ter sentido novamente.