Tuesday, October 20, 2009

Variedade nas aplicações

É prática corriqueira dos opiniadores nos assuntos financeiros dar a seguinte instrução: “ Tenha variedade nos seus investimento” ou também “Não tenha todos os seus ovos em uma cesta só”. Este que vos escreve, pouco entende de economia, porém considera aqueles sábios conselhos.
Acho a idéia de um variado portfólio entre digamos, ouro, dólares, imóveis, poupança, ações tão inteligente que me acorreu perguntar algo aos ventos: - Por que não aplicamos o mesmo conceito à carreiras? Sim, poderíamos crescer e estudar para sermos médico oncologista e turismólogo . Não é nossa profissão afinal talvez o maior investimento que fazemos na vida? Cursar duas faculdades ao mesmo tempo ou fazer uma logo após a outra seria prática comum entre as pessoas. Pode-se argumentar que muitos já fazem isto, mas aqui me refiro a fazer dois cursos bem diferentes. Está cheio de gente por aí se formando em administração e engenharia como cursos complementares. Estou falando do sujeito fazer odontologia e decoração. Também não é só para faculdades, mas para aprender a ser borracheiro e maquiador durante a vida.
Os pais e avós perguntariam “Quantas carreiras você vai ter quando crescer?” Os miúdos falariam que seriam bombeiros, policiais, e super-herói.
E como aqui falo de carreiras me refiro a longas carreiras realmente. Alguém trabalharia de domador de leões por dois anos e nos próximos dois frentista.
Assim estaríamos mais protegidos da grande angústia dos nossos tempos, o medo de ficar desempregado. Quanto mais carreiras tivéssemos mais chances de sermos “recolocados no mercado”.

2 comments:

Anonymous said...

Novamente um prazer ler seu blog... bem é nesta busca pelo diferencial que tudo se baseia, porém é para poucos iluminados, engenheiros, MBAs capitalistas, PNL (Programação Neurolinguística), Parapsicologia, loucura... quem sabe... busca pelo "expertise"... quem sabe... o importante é a busca que cria outras buscas e impulsiona o conhecimento... mas pra que?

Se cuida ... Ricardinho

Jair said...

Me faz lembrar de uma cidade do interior do Amazonas: Presidente Figueiredo,lá foi o único lugar que encontrei com letreiros do tipo: "Padaria e conserta-se bicicletas", " Farmácia e açougue", "Padaria e Dentista"